quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Jogos de Cartas

Compor o Baralho para efectuar alguns Jogos









Compõe-se o baralho, dando às cartas um valor diverso. Isto é: o Terno ou três terá o valor de 3, a Sena ou seis, também terá o valor de 6, a Sota ou Dama terá o valor de 9, o Duque ou dois, terá o valor de 12, a quina ou cinco de 15, o valete de 18, o às de 21, o quatro de 24, o sete de 27, e o Rei de 30.
Darás, também um valor aos Naipes, por graduação, isto é: O primeiro grau às Espadas, o segundo grau aos Paus, o terceiro grau aos Ouros e o quarto grau às Copas.
Agora já podes compor o baralho: Estenderás todas as cartas em cima da mesa, viradas para cima, em quatro filas e por graduação, começarás pelo 1º grau. Supondo que pegas nos três de espadas, somas mais 3 de memória, faz 6, então pegas nos seis da 2ª grau, que é Paus e o porás em cima do 3 de Espadas viradas para baixo. De memória somas 6 mais 3, que faz 9, levantarás a dama do 3º grau, que é ouros. A 9 somas 3, faz 12, levantarás o dois de copas, que é o último grau, e a 12 somarás 3, dá 15, levantarás o 5 de espadas. Quinze mais 3 faz 18, levantarás o Valete de paus (18 mais 3 faz 21), levantarás o Às de ouros (21 mais 3 faz 24), levantarás o quatro de copas (24 mais 3 faz 27), levantarás o sete de espadas (27 mais 3, soma 30), levantas o rei de paus. Chegando aqui, volta-se a iniciar, começando no naipe de paus. Por isso levantarás o 3 de paus, com mais 3 de memória, faz 6, levantarás o seis de ouros, juntando mais 3 de memória faz 9, levantarás a dama de copas. Prosseguirás, assim, até levantar todo o baralho, somando sempre 3 de memória, excepto aos Reis. Porás as cartas sempre umas atrás das outras. Depois do baralho assim composto sem que ninguém saiba, poderás fazer vários JOGOS DE CARTAS.

Sem comentários:

Enviar um comentário